PRAIA GRANDE-SP


Praia Grande investe em Educação e amplia número de lousas digitais


//Praia Grande tem investido maciçamente na área da Educação ao longo dos últimos anos. A Cidade utiliza a tecnologia como ferramenta para fomentar e facilitar o aprendizado dos mais de 53 mil alunos. Realidade em solo praiagrandense, as lousas digitais são destaques neste processo. Para este ano letivo de 2018, a Secretaria de Educação (Seduc) do Município ampliou o número desses equipamentos.
Atualmente, são 774 unidades com sistema smart, 63 a mais que em 2017, quando 711 salas de aulas de Educação Infantil e Ensino Fundamental contavam com estes aparelhos. O aumento na quantidade de lousas digitais em 2018 ocorreu por conta da inauguração de três das escolas municipais: Roberto Francisco dos Santos (Educação Infantil), João Gonçalves (Joãozinho da Aviação) e Visconde de Mauá (as duas são de Ensino Fundamental), todas entregues em janeiro.
Do total de 63 lousas instaladas, 36 foram nas duas novas escolas de Ensino Fundamental e 6 no prédio para Educação Infantil. Os demais 21 equipamentos dizem respeito à ampliação de salas do Infantil I ao 9º ano. “As crianças interagem com este tipo de mecanismo em casa cada vez mais cedo. A tecnologia está na casa de todas as pessoas.
Por isso, o uso das lousas digitais auxilia na assimilação do conteúdo ensinado”, comentou o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão. Em Praia Grande, cada sala de aula tem um kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touchscreen), um projetor de imagens e um computador interligado à lousa, possibilitando ao professor criar e apresentar o conteúdo por meio dos equipamentos.
Além de chamar a atenção dos alunos, o aparelho amplia os recursos dos docentes com vídeos, músicas, gráficos e jogos didáticos virtuais utilizados como ferramentas para o aprendizado. Essa nova forma de ensinar teve início em 2012, quando a Secretaria de Educação instalou as lousas digitais em todas as salas de informática das unidades de Ensino Fundamental.
Depois, em 2014, a pasta municipal fez a ampliação no número destes equipamentos ao implementá- los em todas as salas de aula de turmas do 1º ao 9º ano e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ano passado, a Seduc realizou nova aquisição e levou os aparelhos para as escolas de Educação Infantil.
Referência – Praia Grande tem o status de ser uma das poucas cidades no Estado de São Paulo, e até mesmo no País, a trocar os antigos quadros negros e gizes por lousas digitais em todas as salas de aula da rede municipal de ensino.
“Isso mostra como nosso Município está à frente quando o assunto é educação. Buscamos sempre oferecer as ferramentas ideais para que nossos alunos tenham um ensino de qualidade”, enfatizou a secretária der Educação da Cidade, Nanci Solano.
Na palma da mão – Nas salas de aulas de Ensino Fundamental, as lousas ganham a companhia de outra ferramenta tecnológica. Os tablets também são uma realidade em Praia Grande. A Secretaria de Educação distribuiu 2.240 equipamentos para atenderem os alunos nas escolas municipais e outros 1.400 para os docentes da rede, totalizando o fornecimento de 3.640 aparelhos.
Os equipamentos facilitam a dinâmica de ensino dos professores ao mesmo tempo em que despertam o interesse dos alunos. Cada unidade do Ensino Fundamental conta com 80 tablets que são utilizados em sala de aula. Com isso, os estudantes não precisam estar necessariamente em uma sala de informática para ter acesso a conceitos de computação.
Tradição – Mas o uso dos tablets não acabou com as tradicionais salas de informática. Elas ainda são uma realidade em Praia Grande. Destaque para os espaços existentes nas escolas de Educação Infantil. Com mesas educacionais do Sistema Positivos, alunos das turmas de educação Infantil I e II aprendem por meio de jogos educativos que propõem um aprendizado de forma lúdica.