LU ALCKMIN-SP


Lu Alckmin visita projeto “Solidariedade em Fios” no Parque da Água Branca


//Durante o encontro, foram entregues às pacientes do ICESP as perucas desenvolvidas pelas alunas do curso Confecção de Prótese Capilar e Megahair da Escola de Beleza
//A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, esteve no dia 16 de novembro, com alunas do projeto Solidariedade em Fios e as pacientes do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP). A visita aconteceu na sede da Escola de Beleza, no Fundo Social de Solidariedade, no Parque da Água Branca, região oeste da capital.
Na ocasião, a primeira turma do projeto realizou a entrega das perucas elaboradas ao longo dos últimos 10 dias. As aulas iniciaram em 6 de novembro e, no dia seguinte, as alunas já receberam as pacientes para uma dinâmica com o objetivo de promover a aproximação entre as duas partes e a realização de uma entrevista baseada nas técnicas de visagismo que serviu de base para a produção das próteses sob medida para cada paciente.
A aluna Celia Roriz, 65 anos, foi diagnosticada com câncer, mas optou por aprender a técnica e ajudar alguém que está na mesma situação. “Sabemos o que elas estão passando, por que não ajudar? A pessoa fica em casa, só pensa besteira. Melhor fazer um curso como esse, com professoras maravilhosas como as que encontramos aqui”, comentou. A paciente Rosana Gonçalves, 59 anos, aprovou os novos cabelos. “Eu ganhei não apenas uma peruca, mas também uma grande amiga. Eu e a Célia nos identificamos de cara”, contou.
Lu Alckmin falou sobre a iniciativa e a importância das doações. “É um momento muito especial ver a transformação dessas alunas e pacientes. Hoje estamos com 71 kg de cabelo, mas precisamos de muito mais, para que possamos continuar ajudando mais “pessoas”, enfatizou. Para quem se interessar em doar mechas de cabelo para a confecção das perucas, basta comparecer pessoalmente à Escola para entrega da doação ou para ganhar um corte de cabelo na Escola de Beleza.
Os interessados ainda podem enviar as mechas de cabelo pelos correios, para o Projeto Solidariedade em Fios, na Avenida Morumbi, 4500, 2º andar, sala 237, São Paulo – SP, CEP 05650-905. Basta que o cabelo esteja acondicionado em um saquinho plástico, amarrado com um elástico, limpo e seco. Para agendamento do corte e esclarecimento de dúvidas sobre o projeto, os telefones são (11) 2588-5783 ou (11) 2765-4957. O horário de atendimento é das 8 às 17 horas.
Sobre o Solidariedade em Fios O projeto surgiu na Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social, durante as visitas de avaliação de Lu Alckmin aos alunos das Escolas de Moda, de Beleza e de Construção Civil. Ela frequentemente encontrava com alunos que sofriam algum tipo doença grave. Em muitos casos, mulheres com câncer comentavam sobre a dificuldade em resgatar a autoestima, principalmente por conta da perda dos cabelos ocasionada pelo tratamento quimioterápico. Foi para ajudar estas mulheres a recuperarem a sua feminilidade que surgiu a ideia de criar o Curso de Confecção de Prótese Capilar e Megahair.
CIC Ferraz de Vasconcelos oferece qualificação nas áreas de Moda e Beleza
//Lu Alckmin esteve com os alunos das turmas de Corte e Costura, Modelagem, Assistente de Cabeleireiro, Depilação e Design de Sobrancelhas e Maquiagem
//A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (FUSSESP), Lu Alckmin, visitou dia 21 de novembro, os alunos do CIC Ferraz de Vasconcelos, unidade localizada na região metropolitana de São Paulo onde estão instalados os projetos das Escolas de Moda e de Beleza. Desde 2014, mais de 1.400 pessoas foram capacitadas no local. Os cursos do Fundo Social são gratuitos e têm duração de 80 horas. “Nós temos 10 unidades próprias espalhadas pela Grande São Paulo. Nosso foco é atender os moradores principalmente das regiões mais periféricas, justamente para que todos tenham a oportunidade de se qualificar”, comentou Lu Alckmin. Desde 2011, mais de 175 mil pessoas passaram pelos cursos do Fundo Social de Solidariedade, nas unidades próprias e nos Polos localizados na capital e no interior. Para participar dos cursos da Escola de Moda e de Beleza, é necessário ter a partir de 16 anos. Não é exigida escolaridade mínima dos alunos. Mais informações sobre os cursos pelos telefones: (11) 2588-5762 para a Escola de Moda, (11) 2588-5767 para a Escola de Beleza ou pelo site www.fundosocial.sp.gov.br.