Bahia

Linha 2 do metrô de Salvador já está em funcionamento

//Em menos de dois anos após a ordem de serviço que
autorizou o início das obras, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas começou a receber os primeiros passageiros no dia 5 de dezembro.

Na ocasião, entraram em operação as estações Acesso
Norte 2, Detran e Rodoviária, trecho que possui 2,2 km e pode ser percorrido em pouco mais de três minutos.

A Linha 2 tem o mesmo horário de funcionamento da Linha 1, das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana, com cobrança de tarifa – R$ 3,30. No metrô, o usuário pode utilizar o cartão da CCR Metrô Bahia, Salvador-Card e Metropasse. “2016 é um marco histórico para a mobilidade de Salvador, ano em que concluímos a linha 1 e estamos iniciando a operação da linha 2. Esse trabalho representa um grande esforço que vem sendo feito pelo governo para dotar Salvador de um dos mais modernos e eficientes sistemas de transporte de massa”, comentou o governador Rui Costa.

Agora, já é possível chegar de metrô da Lapa ao Iguatemi em 14 minutos fazendo a integração entre as linhas 1 e 2 no Acesso Norte, sem pagar mais por isso.

Já a viagem entre Pirajá e Rodoviária dura, aproximadamente, 13 minutos. A Linha 1 – completamente
pronta e em funcionamento – tem 12 Km de extensão. Já foi assinada ordem de serviço para um terceiro tramo da Linha 1, que tem 5,5 km e vai levar a linha 1 até Águas Claras.

As obras das estações da Linha 2 estão com mais de 80% de avanço físico rumo ao Aeroporto, com previsão de operação completa até final de 2017. Quando concluída até o Aeroporto, a Linha 2 do metrô terá 20 km e 12 estações. O projeto prevê ainda a expansão até Lauro de Freitas, completando 23 km e 13 estações.

O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, assim que finalizado, com as extensões das linhas 1 e 2, será o terceiro maior do país, com 41 km, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados.
Fotos: Manu Dias/GOV-BA
AEROVIÁRIOS