Aeroviários-SP

AEROVIÁRIOS CONQUISTAM INPC INTEGRAL

//Os aeroviários representados pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA), vinculada à Força Sindical, conquistaram um reajuste salarial de 7,39%, correspondente ao INPC integral, até o teto de R$ 10.000,00. Aos salários acima do teto, será incorporado o valor fixo de R$ 739,00. O percentual aplicado sobre os salários também corrigirá as demais cláusulas econômicas (vales refeição e alimentação, seguros, diárias, etc.), a partir da data-base, que é 1º de dezembro.

Todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva 2015/16 foram mantidas, significando a preservação dos direitos dos trabalhadores.

Ao todo, foram realizadas seis rodadas de negociação.
A primeira ocorreu no dia 9 de novembro e a última aconteceu em 30 de novembro. A primeira contraproposta
apresentada pelas aéreas foi o reajuste de 4%, além da supressão de algumas cláusulas sociais. Na terceira rodada, o patronato aumentou o percentual para 6,5%, com manutenção integral das cláusulas existentes.

Insatisfeitos com a postura das empresas, os sindicatos filiados à FNTTA decretaram o estado de greve. Na última rodada, ocorrida no dia 30 de novembro, com a duração de mais de sete horas, houve a evolução da proposta que obteve a aprovação das assembleias da categoria aeroviária. De acordo com Mandú, presidente da FNTTA e do Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (SAESP), o resultado foi positivo, destacando o fato das partes terem chegado a um acordo, obedecendo ao prazo limite da data-base, o que ensejará que os trabalhadores recebam os salários e as demais cláusulas econômicas reajustadas a partir de dezembro.

“Numa conjuntura crítica da economia nacional, podemos considerar que foi vitoriosa a nossa campanha salarial, principalmente por ter sido fechada na data-base, o que não acontecia há mais de uma década. O momento é de agradecimento ao empenho de todos os sindicatos que compõem a FNTTA, à Força Sindical que esteve presente em todas as nossas manifestações e, principalmente, aos aeroviários, cuja organização e mobilização foram determinantes para a conquista de boa parte de nossos
objetivos”, arremata Mandú.