Metalúrgicos de Guarulhos-SP

Metalúrgicos de Guarulhos reforçam unidade e ampliam ganhos na base

//O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região negociou acordo coletivo na Cummins Motores,
Cummins Filtros e nas prestadoras de serviço Global e Julio Simões. O acordo reajusta salários, assegura
abono e garante, na Cummins Motores, a maior PLR (Participação nos Lucros e/ ou Resultados) da base, ou seja, R$ 8.661,00. Heleno B. da Silva (Heleno Metalúrgico), diretor do Sindicato e funcionário da empresa, informa que dois mil trabalhadores serão beneficiados com o acordo aprovado dia 13 de dezembro.

O reajuste salarial de 8% será antecipado de janeiro para novembro, garantindo-se também abono salarial
de 10%, ainda no mês de dezembro. Heleno destaca que na Cummins Motores, conforme as metas, a PLR pode chegar a R$ 8.661,00. Nas prestadoras Júlio Simões (Cumbica) e Global (Cecap),
o valor ainda será definido. Maxion – Dia 16 de dezembro, o Sindicato foi à unidade da Maxion Wheels
(ex-Borlem), em Santo André, cobrar pagamento integral aos 50 funcionários demitidos na planta de
Guarulhos, que encerrou as atividades. Entre os demitidos estão mutilados, doentes e outros que tinham sido reintegrados por sentença judicial.

A empresa não abriu diálogo. Os protestos vão prosseguir. O vice-presidente do Sindicato, Josinaldo José de Barros (Cabeça), conta que, em abril, quando a empresa anunciou o fechamento em Guarulhos, a entidade conseguiu negociar pacote de benefícios. “O grupo demitido agora era remanescente do antigo quadro de funcionários”, diz. Eleição – Dias 14 e 15 e dezembro houve eleição para a diretoria do Sindicato.
A Chapa 1 – União e Ação na Base foi eleita com 94,49% dos votos. O atual presidente José Pereira dos
Santos foi reconduzido ao cargo em diretoria com mais 23 integrantes. Pereira comenta: “A eleição reafirma a tradição de unidade dos metalúrgicos. O Brasil vive uma crise muito grave e os trabalhadores precisam se apoiar em suas entidades. Sem isso, perderemos direitos, porque esse é o objetivo do projeto neoliberal”.